Tiradentes

A atual rua Tiradentes é fruto do processo de “Nacionalização” imposto pelo governo de Getúlio Vargas, durante o “Estado Novo” (1937-1945). Ela era denominada Bruno Hering até a assinatura em 18 de agosto de 1942 do Decreto-Lei municipal 68, pelo então prefeito interventor Afonso Rabe. Ele cumpria o disposto no artigo 5 do Descreto-Lei nacional, datado de 08 de abril de 1939. Na mesa legislação, a Floriano Peixoto era denominada, deixando de ser “Hermann Hering Senior”.

A rua é sede da Ecomax, da Fischer Corretora Têxtil e do Espaço Índigo.

Decreto

PDF: Decreto-Lei nº 1202

Deecreto 68 (1)

Quem foi Tiradentestiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.   

Quem foi Getúlio VargasGetulio_Vargas

Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente, Washington Luís, impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.

Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do “Governo Provisório”; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente-ditador, durante o Estado Novo, implantado após um golpe de estado.

Quem foi Afonso RabeAfonso Rabe

Foi prefeito nomeado de Blumenau, entre 1941 e 1944, após a exoneração de José Ferreira da Silva e a indicação temporária de José Simeão de Sousa, Inspetor do Departamento de Municipalidades.

 

Rabe era médico e na década de 30 liderou na região uma campanha de vacinação contra a febre amarela. Seu nome denominou uma unidade de saúde da família em Blumenau, no bairro Ponta Aguda.

 

 

No governo do Dr. Afonso Rabe foi lançada a pedra fundamental do novo Hospital Santo Antônio, após demolição do antigo que estava em completa ruína.

 

Por 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/cristiano/www/bomretiro/wp-includes/functions.php on line 3775