Richard Holetz

O bairro Bom Retiro já abrigou um clube de caça e tiro. É onde hoje está situada a rua Richard Holetz. Foi o Verein Gemütilchkeit, atualmente Clube Blumenauense de Casa e Tiro, situado na rua Itajaí, no bairro Vorstardt.Schützenverein Gemütlichkeit 1953

Como o local em que se encontrava a sede era imprópria para a prática do tiro ao alvo, devido a sua proximidade com casas residenciais, o Clube fez uma troca com o município, transferindo suas atividade para rua Itajaí, num local amplo e adequado para a prática de tiro.

Essa mudança ocorreu na década de 40, mas somente no ano de 1961, mais exatamente no dia 09 de junho, que o então prefeito Hercílio Deeke, sancionou a Lei número 1.030, aprovada pela Câmara de Vereadores, autorizando o recebimento da via, “por doação” do Clube Blumenauense de Caça e Tiro, com 138,50 metros de extensão, numa área total de 1.445 metros quadrados. A doação incluía, inclusive, a área destinada para “virador” de veículos, existente no seu final.

Na mesma Lei, denominou a rua com o nome de Richard Holetz, morador daquela rua.

Quem foi Richard HoletzRichard Holetz foto

Richard Holetz construiu e administrou o Hotel Holetz, o principal de Blumenau por longos anos. Também era de sua propriedade o salão de bailes que, muito mais tarde, deu lugar ao atual Cine Busch.

 

 

 

 

Quem foi Hercílio Deekehercilio deeke

Hercílio Artur Oscar Deeke foi prefeito municipal de Blumenau em dois mandatos (1951-1956 e 1961-1966). Foi deputado à Câmara dos Deputados entre 1955 e 1959, eleito pela União Democrática Nacional (UDN).

 

 

 

 

 

O Clube Blumenauense de Caça e Tiro

Fundado em 11 de Fevereiro de 1894. Recebeu inicialmente a denominação de Verein Gemütilchkeit, que significa “aconchegante”. Funcionou, inicialmente, no Salão Holetz, local onde hoje está o Grande Hotel Blumenau. Fixou-se mais tarde, no Bairro Bom Retiro.Tiro(2)

Embora oferecesse aos sócios a oportunidade de reunirem-se para a participação em bailes e jogos de bolão, o forte do Clube era o Tiro. Nesta modalidade alcançava, já nesta época, projeção nacional em competições disputadas por exímios atiradores.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi desativada, reabrindo somente após o conflito. Em 1939 atendendo às exigências do Decreto Lei no 383, de 18 de maio de 1938, a entidade reformulou seus estatutos, passando a denominar-se Sociedade de Atiradores Dr. Amadeu da Luz que destacava o eminente Juiz da Comarca. Permaneceu assim até 1940, mas seu fechamento foi inevitável.

Seus ex-sócios continuaram em contato durante o recesso, e tão logo possível trataram de reativar a Sociedade. Feita a nova reformulação dos Estatutos, a partir de então passou a chamar-se Clube Blumenauense de Caça e Tiro,

Em 26 de fevereiro de 1944, com a aprovação do serviço de caça e pesca do ministério da agricultura, a Sociedade foi reaberta sob a denominação de Clube Blumenauense de Caça e Tiro, tendo como primeiro presidente, o senhor Alfonso de Oliveira.

Lei Ordinária nº 1030_1961

Lei Ordinária nº 1030_1961 Rua Richard Holetz

Por 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter


Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/cristiano/www/bomretiro/wp-includes/functions.php on line 3775